Empreendedorismo

Transformar ideias em empreendimento focados no mercado e bem administrados por meio da elaboração de planos que determinem as diretrizes, operações e recursos a utilizar.

  • Oportunidade de Negócios:

Apoio na busca por inovações que levem a criação ou identificação de oportunidades de mercado, bem como a análise para definição da viabilidade das ideias construídas.

  • Identificação de Oportunidades:

Permite desenvolver opções de negócios para um empreendedor que não tem certeza ou não possui uma ideia de negócio. A partir da identificação do perfil do empreendedor, de seu histórico e habilidades, bem como da avaliação das condições gerais do mercado em que ele pretende atuar e ainda do perfil do público-alvo, serão desenvolvidas propostas de negócio ao empreendedor.

  • Avaliação de Oportunidades:

Estudo preliminar que verifica a ideia de negócio do cliente para saber se há viabilidade antes de elaborar um plano de negócios ou um quadro Canvas. Muitas vezes o empreendedor pensa ter identificado uma oportunidade de negócios, mas para que ela seja realmente uma oportunidade, é necessário que seja possível de ser implementada e que atenda a uma necessidade do mercado consumidor. Por isso, antes de realizar um estudo mais aprofundado com o Plano de Negócios ou com o Canvas, geralmente é importante validar a ideia, avaliando se há uma real oportunidade de negócio.

  • Análise de Oportunidade pelo CANVAS:

Consiste em uma ferramenta que permite esboçar modelos de negócios novos ou existentes. Forma um mapa visual com nove blocos pré-definidos. Ao contrário das definições formais de um plano de negócios, os blocos são preenchidos com imagens ou palavras que representam as diversas partes de um negócio. Os blocos permitem avaliar nove áreas: Proposta de valor (produto ou serviço a ser oferecido), segmento de clientes, canais (de distribuição), relacionamento com o cliente, fonte de receita, atividades chave, recursos chave, estrutura de custos e parceiros chave.

Seu formato permite ter uma visão abrangente, conectada e geral do negócio, permitindo encontrar divergências e propor alterações de forma dinâmica. Pode ser utilizado tanto para novas empresas, quanto para empresas em funcionamento. É uma ferramenta de inovação.

  • Elaboração de Plano de Negócios

Ferramenta que organiza as ideias de quem pretende iniciar um novo negócio. O plano orienta o empreendedor na busca de informações detalhadas sobre o empreendimento que deseja iniciar, avaliando o setor, os produtos e serviços que pretende oferecer, o mercado consumidor (clientes), mercado fornecedor e concorrentes, além dos pontos fortes e fracos do negócio, permitindo verificar a viabilidade da ideia. A processo da coleta de informações permite ao empreendedor definir objetivos e quais os passos necessários para seu alcance e ainda testa os conhecimentos sobre a atividade, reduzindo riscos e incertezas antecipando no papel erros que ocorreriam com a empresa funcionando.

  • Avaliação de Ponto Comercial:

O local onde se pretende estabelecer atividade econômica exige análise de diversas características que podem determinar o sucesso mercadológico de um negócio.

Fundamental, portanto uma análise que proporcione um parecer acerca da probabilidade ou não daquele ponto, escolhido previamente pelo cliente, oferecer tais condições ao investidor.

  • Elaboração de Nome Empresarial:

Parte do sucesso de um negócio e de uma Marca estão associados a seu processo de elaboração e definição. Esta jornada deverá considerar que ela representará muitas informações acerca da empresa ajudando-a a conquistar seu espaço nos mercado e na consciência dos clientes.