Processos

O Mapeamento e Gestão por Processos consiste em mapear as atividades dos cargos da estrutura organizacional de uma empresa, identificando as entregas (resultado esperado dos processos organizacionais) de cada colaborador. A partir da identificação dessas entregas são desenhados os processos e definidos os indicadores de desempenho.

Após um Estudo Preliminar para identificar a situação geral da empresa, serão Divididas as Áreas Operacionais para fins de estudo. Essa divisão permitirá agrupar de acordo com as funções exercidas, os diversos profissionais da empresa, preparando assim a próxima fase que consiste na Definição das Atividades Críticas. A partir da definição das atividades críticas serão realizadas as Entrevistas com os Colaboradores para verificar as atividades desenvolvidas que servirão de insumo para a elaboração do Quadro de Distribuição de Trabalho e desenho do Fluxograma (fluxo de trabalho). O quadro de distribuição do trabalho e o fluxograma sugeridos serão Avaliados pelo consultor (que fará a sugestão de Indicadores e Metas) e Apresentados para validação à Equipe responsável e posteriormente à Diretoria para então serem oficializados. Por fim, serão Divulgados oficialmente e poderá ser negociada uma nova proposta para realização de auditoria para acompanhamento (semestral ou anual).

O processo de elaboração e implantação das ações de Mapeamento e Gestão por Processos exigem uma mudança em toda a cultura organizacional e a aplicação de seus princípios, associados às práticas cotidianas de todos na empresa. Pensando nisso, nossa proposta além de permitir uma construção coletiva do Mapeamento e Gestão por Processos de longo prazo, volta-se para o cultivo de uma cultura organizacional propícia à sua continuidade, através de um apoio à implantação das ações desenhadas permitindo a adaptação e reformulação dos processos quando confrontado com a realidade.

Serviços:

  • Implementação de Programas Gerenciais (5S, Qualidade, etc)
  • Desenvolvimento e Implantação de Controles Internos Administrativos e dos demais setores da organização
  • Implementação de um Sistema de Organização Empresarial Ampla e Sistêmica
  • Implementação de Rotinas de todos os Setores da Empresa
  • Estruturação de Organograma e sistema de Hierarquias.